sexta-feira, 10 de junho de 2011

ANTROPOLOGIA

O foco sempre das aulas do professor Marcos é a valorização do ser humano, e que o pedagogo deve ter olhar crítico em relação à mídia que manipula o povo com as propagandas induzindo o povo a comprar o que muitas vezes não pode ou que não há necessidade de obter mas por conta da divulgação maciça por parte da mídia a o indivíduo acaba comprando.
Também com as novelas quando passa uma outra cultura pode ser que nos leve para um olhar crítico ou à desvalorização da outra cultura.
Ele enfatizou como a disciplina Antropologia da Educação pode contribuir na formação do professor.
O estudo da antropologia nasce nas relações historicamente entre os homens, e de seu mundo de origem.
A educação é efetuada, no interior da sociedade, em que estão presentes as diversidades culturais, visando o controle sobre a existência social, num mundo que se globaliza, resta aos educadores terem uma visão ampla sobre as diversidades culturais e não se acomodarem com o que a mídia expõe e sim buscarem a essência de cada cultura e passar o conhecimento para o aluno de forma interdisciplinar. 
Porque muitos conceitos precisam ser desfeitos como por exemplo pensar que a origem social é um obstáculo natural para a aprendizagem. No entanto as classes populares são formadas por uma diversidade enorme de culturas, valores e etnias. São desses conhecimentos que o aluno necessita para se tornarem cidadãos críticos.
Também passou um projeto em equipe e como trabalhar em sala de aula segundo a lei 10.639/03que obriga os professores a ensinarem nas disciplinas conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira, Africana e especialmente História-Literatura-arte.
Ele enfatizou que o objetivo desse projeto é diminuir o racismo para trabalhar a conscientização e na justificativa tentar lutar contra o racismo.

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