sexta-feira, 10 de junho de 2011

DINÂMICA DE GRUPO

A disciplina de dinâmica foi marcante quando a professora Guadalupe iniciou um processo terapêutico sobre a fase da infância, da adolescência e a fase adulta destacando os pontos positivo e negativo, e que isso fosse demonstrado através de desenhos, escolhendo depois um colega e conversando sobre isso.
Então aprendi que o método dessa disciplina aproxima as pessoas, ou seja, permite conhecer umas as outras. No decorrer das apresentações das dinâmicas, conheci uma colega do 6º período, seu nome é Jasira. Falando com a mesma dos acontecimentos que marcaram as nossas vidas tanto positiva quanto negativamente. Entretanto através dessa dinâmica, descobri que tínhamos muitas coisas em comum e isso é formidável.
Recentemente a professora passou outra dinâmica em grupo que visa como trabalhar a agressividade infantil com dinâmicas de auto ajuda. O nosso grupo escolheu uma dinâmica que retrata as diferenças cujo objetivo é respeitar as diferenças. Nessa utilizamos material simples como papel A4 e caneta. E em seguida distribuímos esses materiais e pedimos para que todos do grupo colocassem no papel, sua religião, costumes, nomes dos pais, onde nasceram, frutas prediletas entre outras informações.
Para reflexão dos grupos perguntamos a todos se eles ouviram dois ou mais participantes terem todas as suas respostas idênticas.
Então ressaltamos que todos somos diferentes com nossa unicidade, beleza e a importância de ser e que ninguém é melhor ou mais importante que outro, por isso, temos que enfatizarmos o quanto se faz necessário respeitar nossas diferenças para que possamos conquistar o respeito de todos.
É dessa forma que precisamos trabalhar para fazermos a diferença enquanto profissionais. Portanto o trabalho que a professora Guadalupe desenvolveu foi espetacular. Por isso despertou-me em fazer enquanto estava no estágio desenvolver as atividades com dinâmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário