sexta-feira, 10 de junho de 2011

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

É fundamental esta relação teoria e prática para o profissional que quer exercer esta função. Por que a cada dia tem algo para aprender, pois surgem situações adversas que o professor na prática precisa saber como lidar com os acontecimentos do cotidiano e saber resolvê-las.
No início das aulas estava um pouco apreensiva para as experiências anteriores farão na educação infantil, mas aos poucos fui me adaptando tanto aos poucos fui me adaptando tanto aos conteúdos como aos alunos e o que chamou-me a atenção foi uma dinâmica que apliquei sobre o assunto do verbo, eles amaram principalmente o grupo que ganhou, o aluno Isaias que parecia ser o líder do grupo campeão, destacou uma folha de caderno e escreveu como título diplomado e pediu que eu e a colega assinássemos e também as demais colegas e a sua professora assinaram, e ele disse que iria guardar para sempre, todos eles estavam eufóricos e felizes porque simplesmente fiz uma dinâmica que para eles causou um impacto e também acredito que contribuiu para aprendizagem.
Então fiquei muito feliz de ter ensinado de uma forma prazerosa e ao mesmo tempo para o aprimoramento do seu conhecimento. São essas pequenas coisa que deixa um profissional satisfeito com o seu trabalho.
Percebe-se o quanto é importante conversar com os alunos, e fiquei sabendo que alguns eram repetentes, outro a irmã arrumava confusões e o envolveria.
Então através do diálogo orientava sobre a importância dos estudos tanto nessa fase em que eles se encontram como posteriormente para obter uma profissão digna, e também ressaltamos sobre o comportamento social que devemos ter em qualquer ambiente que estivermos. De acordo com Freire (1987, p. 80, 81) relata que o diálogo é baseado no amor ao mundo e aos homens. Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato de criação, senão há amor que a infunda. O fundamento do diálogo é o amor. Porém que a tarefa essencial do ser humano não seja a de oprimr, mas de amaro mundo e seu semelhante.
Portanto acredito que um profissional só terá sucesso na sua profissão se o mesmo exercer com dedicação e principalmente com amor.
Se faz necessário mencionar o nome do ilustre professor Marcos Batinga pela sua competência, habilidade e, sobretudo a forma de lidar com os alunos, pois é um excelente profissional.
Conclui-se que o pedagogo além de ser o educador exerce outras funções hora é o médico, orientador, protetor e, sobretudo amigo. Então este estágio é uma experiência inédita, extraordinária e que enriquece não só como profissional, mas também como ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário